RÁDIO LÍDER SUL FM AO VIVO

sábado, 4 de novembro de 2017

Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil


País suspendeu temporariamente importações de 1 frigorífico e exigirá controle sanitário mais rígido de outras 5 empresas brasileiras; Rússia é 4º mercado da carne brasileira.

Por G1
 
A Rússia aumentou as restrições para a carne brasileira nos últimos dias de outubro. A autoridade sanitária do país proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco.
Em 2016, a Rússia foi o quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita. O país importou cerca de US$ 1 bilhão do Brasil em 2016, cerca de 7,5% do total.
Por meio de nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento afirma que não foi notificado sobre a decisão da Rússia.
Rússa é quarto maior mercado da carne brasileira (Foto: Reprodução/TV Fronteira)Rússa é quarto maior mercado da carne brasileira (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
Rússa é quarto maior mercado da carne brasileira (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
De acordo com o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária na Rússia, os controles sanitários serão ampliados para cinco empresas brasileiras. O motivo é que foram encontradas substâncias fora dos padrões sanitários russos. Veja quais são os frigoríficos:
  1. JBS
  2. Aurora
  3. Frigoestrela
  4. Frigol
  5. Frigon - Irmãos Gonçalves
A Rússia também suspendeu temporariamente as importações de carne do frigorífico Mata Boi e fará inspeções adicionais nos produtos já embarcados.
O frigorífico Frigon informou não ter sido comunicado oficialmente da decisão e "que continua exportando normalmente para a Rússia". Disse ainda cumprir "rigorosamente com todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura".
Em nota, a Frigoestrela afirmou que ainda não foi informada oficialmente sobre nenhuma restrição e que segue todos os procedimentos e controles de produção exigidos pela Rússia, incluindo análises realizadas por laboratórios credenciados.
G1 entrou em contato ainda com os frigoríficos JBS e aguarda posicionamento. O G1 não conseguiu contato com os frigoríficos Frigol, Aurora e Mata Boi.

Carne Fraca

Desde a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março deste ano, diversos países adotaram medidas restritivas à carne brasileira.
Após o escândalo, a União Europeia trouxe uma equipe de auditoria ao Brasil para inspecionar a carne brasileira. No relatório da missão, a UE apontou que encontrou mais de 100 focos de contaminação na carne brasileira, 77 deles devido à presença de salmonela em aves.
A UE ameaçou tomar medidas mais rígidas contra o Brasil se o país não tomasse medidas convincentes.
Em junho, os EUA suspenderam a importação de carne bovina in natura do Brasil por problemas de qualidade. Na ocasião, os produtores disseram que o gado sofreu uma reação à vacina de febre aftosa,
 Veja números do setor de carnes e peso na economia (Foto: Arte G1) Veja números do setor de carnes e peso na economia (Foto: Arte G1)
Veja números do setor de carnes e peso na economia (Foto: Arte G1)

Veja como é a rotina de uma empresa em que os funcionários levam cachorros para o trabalho


Em escritório de Campinas, animais ficam soltos e podem passear pelos corredores; segundo companhia, iniciativa reduz estresse e promove interação no ambiente de trabalho.

Por Pâmela Kometani, G1
 
Boris nos corredores do escritório (Foto: Marcelo Brandt/G1)Boris nos corredores do escritório (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Boris nos corredores do escritório (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Você já imaginou levar o seu cachorro para o trabalho? Isso é possível nos escritórios "pet friendly", que liberam a entrada de animais de estimação dos seus funcionários.
A visita ainda é pouco comum entre as empresas. Somente algumas startups ou empresas que atuam no mercado pet liberam a entrada de animais.
Veja como é a rotina de uma empresa que permite levar o bichinho de estimação ao trabalho
Os cães Bela Clara, Boris, Feijão e Lionel Messi são alguns dos “funcionários” que percorrem os escritórios da Mars, em Campinas (SP). A empresa é fabricante de ração animal e dona de marcas como Pedigree e Whiskas.
"Todo mundo aqui gosta de cachorro, então sempre que vem um cachorrinho a gente fica louco", afirma a advogada Letícia Ferreira, de 27 anos, dona do spitz alemão Boris, de 3 anos.
Letícia Ferreira e Boris (Foto: Marcelo Brandt/G1)Letícia Ferreira e Boris (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Letícia Ferreira e Boris (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Segundo ela, ter um cachorro no local de trabalho deixa o ambiente mais descontraído, ajuda a passar por um dia estressante e promove a interação entre os funcionários. "Faz a gente socializar também, com outras pessoas que a gente nem conhecia".

Visita agendada

Na Mars, os profissionais podem levar seus pets para o trabalho desde 2012. No total, três animais da mesma espécie podem ser levados por dia, em qualquer dia da semana, e é preciso fazer um agendamento prévio.
Os funcionários são responsáveis pelos itens para cuidar dos pets, como comedouros e vasilhas para água. Eles também devem cuidar da alimentação e do descarte de quaisquer sobras/fezes. A empresa possui um local destinado aos animais com brinquedos, fraudas higiênicas e alimentos.

Dupla na empresa

Os cães Bela Clara, de 4 anos, e Lionel Messi, de 9 meses, frequentam o escritório da empresa sempre juntos. Eles pertencem a gerente de pesquisa de mercado Heloísa Zanella, de 39 anos.
"Todo mundo vem aqui e faz um carinho. Ele roda entre as mesas, então dá aquela parada, não só do café, mas também para interagir e brincar com os cachorros", diz Heloísa.
Heloísa Zanella, Lionel Messi e Bela Clara (Foto: Marcelo Brandt/G1)Heloísa Zanella, Lionel Messi e Bela Clara (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Heloísa Zanella, Lionel Messi e Bela Clara (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Ela leva os dois para uma volta fora da empresa a cada duas horas para eles fazerem suas necessidades. Com humor, Heloísa lembra que outros animais já fizeram xixi e cocô no escritório.
"Acho que se acontecer como já aconteceu, não tem nenhum estresse, a gente limpa e tudo bem."

Adaptação na adoção

A coordenadora de inteligência de vendas Letícia Viviane, de 38 anos, leva o boston terrier Feijão para o escritório desde quando ele foi adotado, há cerca de 1 ano e meio. Sua irmã se mudou e ela adotou os três cachorros que eram dela.
"Eles saíram de uma chácara para um apartamento e eu saí de uma vida sozinha para três cachorros. Foi uma adaptação para todo mundo", lembra. Para ela, levar um dos cachorros para o trabalho facilitou esse processo.
Letícia Viviane e o Feijão (Foto: Marcelo Brandt/G1)Letícia Viviane e o Feijão (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Letícia Viviane e o Feijão (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Feijão atrai diversas “visitas” para a mesa da Letícia. "As pessoas vem brincar um pouco com ele e já aproveitam para conversar um pouco e resolver alguma coisa rapidinho".
Segundo Letícia, a produtividade cai um pouco quando o cachorro está no trabalho, mas que isso é recompensado pela interação entre os colegas e um ambiente leve por causa do animal.
"Quando você tem a oportunidade de olhar para o lado e ver um cachorro tranquilo, deitado ali, você fica mais tranquilo quando trabalha."

Ambiente melhor

Para o gerente de pessoas e organização da Mars Brasil, Wener Gomes, a política pet friendly torna o ambiente muito mais colaborativo, com menos estresse e ansiedade.
Além de deixar os funcionários levarem o cachorro pro trabalho, a unidade de pets da Mars também permite o home office e adota a "short Friday" (sexta-feira curta), que libera a equipe mais cedo na sexta-feira.
"Quero que as pessoas trabalhem engajadas. Dá mais resultado", disse o presidente da unidade de produtos para animais da Mars no Brasil, Jose Carlos Rapacci.
Ele conta que a empresa subiu de 64º para 9º no ranking de Melhores Empresas para Trabalhar após adotar uma política mais flexível para os funcionários.
Cachorro no escritório é parte de política de flexibilização da Mars (Foto: Marcelo Brandt/G1)Cachorro no escritório é parte de política de flexibilização da Mars (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Cachorro no escritório é parte de política de flexibilização da Mars (Foto: Marcelo Brandt/G1)

    SANTA LUZIA BA=A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ENTREGA MAIS UMA RUA AGORA A TRAVESSA 13 DE MAIO PAVIMENTADA .

     PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA O PROGRESSO CONTINUA PREFEITO ANTONIO GUILHERME VICE FERNANDO BRITO.