RÁDIO LÍDER SUL FM AO VIVO

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Prefeitura convida fazedores de cultura

Notícia postada em 09 de novembro de 2017 às 13:33



Fazedores de cultura de Canavieiras estão convidados para participar da elaboração do Plano Municipal de Cultura. Será nesta quinta, dia 9, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação, na Praça da Bandeira.
O Plano Municipal de Cultura objetiva o planejamento, inclusive financeiro, dos diversos eventos que o município pretende realizar nos próximos anos.
Permite também ao município candidatar-se à captação de recursos públicos estaduais e federais, como também do setor privado.
No Governo Ser Humano o secretário de Cultura é José Amorim e a presidente do Conselho Municipal de Cultura é Ely Carvalho, que reforçam o convite para o encontro de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Nossa cabeça-de-robalo em festival na Paraíba

Notícia postada em 9 de novembro de 2017 às 13:27


848385

Não dê estes alimentos aos seus filhos no café da manhã



alimentos
Um café da manhã infantil saudável deve incluir fibras, proteínas e gorduras “saudáveis”, para garantir energia à criança. Por outro lado, alimentos não saudáveis deixam os pequenos desanimados e cansados. E, claro, os acostumam desde cedo a comer porcaria. Num mundo vive uma epidemia de obesidade infantil, esses maus exemplos podem levar ao ganho de peso e até ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
Alimentos secos
As crianças adoram cereais açucarados e bolinhas de chocolate. E muitos adultos não veem problemas em servir aos filhos um alimento seco acompanhado por leite ou iogurte, pois é algo gostoso e rápido de fazer. Mas não é saudável, pois este café da manhã contém açúcar demais (363 kcal por 100 g). O nutriente mais valioso, a fibra, só responde por 3 de cada 100 gramas. Pouco tempo depois, seu filho estará com fome de novo.
Sucos cítricos frescos
Os ácidos de frutas irritam a membrana mucosa do estômago, provocando a produção excessiva de ácido clorídrico. O consumo diário de alimentos e bebidas cítricas não deve ser exagerado, pois eles possuem substâncias químicas “sensíveis à luz”, como prosaleno e furanocumarina, que deixam a pele mais sensível perante os raios de sol.
Frutas e verduras frescas
Não dê frutas e verduras frescos ao seu filho no café da manhã. Os ácidos presentes nesses alimentos não fazem bem quando ingeridos em jejum. Por exemplo, tomates possuem uma grande quantidade de pectina e ácido tânico, o que pode levar ao desenvolvimento de úlceras gástricas.
Substitua por: um caldo de legumes. Pode parecer estranho, mas é algo facilmente digerido, que não provoca gases no decorrer do dia.
Bebidas lácteas
As bebidas lácteas não são nocivas para as crianças, mas são inúteis quando ingeridas em jejum. As bactérias lácteas que fazem desses alimentos opções nutritivas, entram num ambiente muito ácido e agressivo, morrendo no estômago antes de chegar ao intestino. É melhor que seu filho tome iogurte meia hora depois de tomar café.
Substitua por: suco de amoras, arandos ou mirtilos, que contêm a dose diária recomendada de vitaminas C, A, E e K; e cerca de 1/3 da dose diária de vitaminas do grupo B. Além disso, é uma fonte valiosa de potássio, fósforo e cálcio.
Salgados e sanduíches
Os carboidratos simples presentes em massas de pães e salgados elevam o nível de açúcar do sangue, sobrecarregando o pâncreas e levando uma produção excessiva de insulina. E insulina demais leva ao acúmulo de gordura, até mesmo em crianças. Além disso, os pratos que levam fermento no preparo (como pães quentes), provocam uma sensação de muitos gases no intestino.
Substitua por: frutos secos, mel e grãos.

Bahia vira contra o Avaí e vê sonho de Libertadores mais perto


bahia
O Bahia se aproximou do grupo de classificados à próxima edição da Copa Libertadores durante a noite desta quarta-feira. No Estádio da Ressacada, o time tricolor tomou um susto, mas conseguiu a virada por 2 a 1 conta o ameaçado Avaí, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 45 pontos ganhos, o Bahia figura no nono lugar da tabela de classificação. O Flamengo, último integrante do G7, contabiliza 50 pontos. Já o Avaí, com somente 35 pontos, aparece na penúltima posição do torneio nacional, à frente apenas do Atlético-GO.
Pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 19 horas (de Brasília) deste sábado, o Avaí volta a campo para enfrentar o líder Corinthians, na arena de Itaquera. Já o Bahia, às 20 horas de domingo, trava um confronto direto com o Atlético-MG, na Fonte Nova.

Apático, Palmeiras cai diante do Vitória, pior mandante do Brasileiro


vitoria
Se existia algum palmeirense ainda esperançoso com a conquista do Campeonato Brasileiro, não existe mais. Nesta quarta-feira, o Verdão foi derrotado pelo Vitória, pior mandante da competição, por 3 a 1 no Barradão, e passa a se preocupar mais com a classificação direta à Copa Libertadores.

Canavieiras: Comerciantes comemoram as vendas durante Festa do Caranguejo


comemora-ao
Segunda a avaliação apresentada, todos os comerciantes de Pousadas, Cabana de Praia, Restaurantes, Lanchonetes, Supermercados, e Ambulantes, lucraram durante os 05 dias da festa com a comercialização de bebidas, comidas típicas e hospedagens, sem falar nos prestadores de serviços.
Este foi o balanço apresentado em reunião realizada nesta quarta-feira no auditório da secretaria da educação, onde comerciantes e organizadores, comemoraram o sucesso nas vendas, depois de avaliarem e apresentarem ao público presente, um balanço lucrativo da festa do caranguejo.

Canavieiras: Prédios e Espaços Públicos do governo continuam abandonados e sem destinação


predios
O abandono aos prédios públicos tem sido alvo de preocupação ao longo dos anos, principalmente pelas pessoas que moram próximas, as quais temem pela utilização desses locais para venda de entorpecentes, aumentando assim a criminalidade nos bairros, além da proliferação de doenças por conta da falta de limpeza regular dos espaços.
Um dos mais percebidos pela população por conta de sua localização central é o prédio do antigo Museu, localizado próximo a prefeitura, zona central da cidade. Desocupado oficialmente a mais de 10 anos sob a alegação de que o espaço era economicamente inviável e gerava ônus para o Município.
Escolas e Creches: Outros prédios que também estão sem utilidade na cidade são os que abrigavam as unidades de ensino, como o da Escola Rita Braga, no bairro do mesmo nome, desativada em 2015. Na época, os mais de 200 alunos foram remanejados para outras escolas. Segundo o governo, a baixa demanda de estudantes foi o motivo para desativação da unidade. Assim também está o Prédio que deveria funcionar uma Creche, mas que até hoje, continua abandonado pela gestão pública.
Sem falar nos diversos prédios e espaços públicos, que se encontram na mesma situação: Delegacia de Polícia, Centro de Abastecimento, Parque do Areal, Porto Grande entre outros que se encontram em estado de abandono.

PM prende dupla acusada de assaltos no bairro Mangabinha

quinta-feira, 9 de novembro de 2017


A Polícia Militar de Itabuna prendeu na noite desta quarta-feira (9), por volta das 23h, dois indivíduos de prenomes Talisson e Emerson , acusados de praticarem assaltos no bairro Mangabinha, a bordo de um veículo Uno Way de placa NZK-9633, cor branca.

Os acusados foram presos no bairro Conceição. O veículo também foi apreendido. Segundo os suspeitos, o carro era alugado.

Após a prisão, algumas vítimas dos assaltos estiveram na delegacia e reconheceram os acusados. Segundo as vítimas, além de serem roubadas, elas também foram agredidas.

Os dois foram apresentados no plantão policial.

Mais de 10 mil eleitores de três cidades baianas terão título cancelado

quinta-feira, 9 de novembro de 2017



Mais de 10 eleitores da cidades baianas de Coronel João Sá, Ubatã e Ibirapitanga terão os títulos cancelados, porque não fizeram o cadastramento biométrico, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

Conforme o órgão, o prazo para que os moradores dos três municípios fizessem o procedimento foi encerrado no dia 31 de outubro. No total, 10.199 eleitores deixaram de fazer o cadastramento, o que representa 23,53% do eleitorado dos municípios, segundo o TRE.

Ainda de acordo com o Tribunal, juntas, as três cidades somam 43.653 eleitores. Nos municípios de Ubatã e Ibirapitanga, que pertencem a 134ª Zona Eleitoral, o número total de eleitores é de 29.301. Desses, 22.367 foram biometrizados, ou seja, 6.934 títulos serão cancelados nas duas cidades.

Já em Coronel João Sá, que pertence a 52ª Zona Eleitoral, dos 14.352 eleitores, 11.087 fizeram o procedimento biométrico. Portanto, 3.265 títulos eleitorais serão cancelados.

A expectativa do TRE era que, pelo menos, 85% dos eleitores das três cidades fizessem o recadastramento biométrico.

Conforme o Tribunal, terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral. Após a análise do MPE, retorna ao cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica.

Irregulares

O eleitor que não conseguiu realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, a recomendação do TRE baiano é a de que essas pessoas compareçam ao cartório da cidade o quanto antes.

O posto instalado em Coronel João Sá será desativado. Dessa maneira, a regularização poderá ser feita apenas no Fórum Ministro Francisco Dias Trindade, localizado na Praça Pedro Rabelo de Matos (Fonte Luminosa), S/N, Fórum em Pirapiranga.

Já os eleitores de Ubatã e Ibirapitanga podem regularizar a situação nos postos que seguirão nas cidades. Em Ubatã, o serviço fica no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Presidente Médici, 509. Em Ibirapitanga, o posto fica no 1º andar da Câmara de Vereadores, localizado na Praça da Grande Loja Unida.

Obrigatoriedade

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para os eleitores facultativos, no entanto, o cancelamento do título não deverá gerar outras implicações uma vez que, deles, não poderá ser exigida a quitação eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que a penalidade para o cidadão que não atender a convocação da Justiça Eleitoral é o cancelamento do título, o que pode acarretar em diversas outras consequências, como o cancelamento de benefícios sociais do Governo Federal.

William Waack é afastado do Jornal da Globo


A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de hoje, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.

Escola de idiomas Interchange inicia matrículas para 2018 com mensalidade de R$ 50,00

quinta-feira, 9 de novembro de 2017


A língua inglesa é IMPRESCINDÍVEL nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo fundamental. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com todo o mundo. O Inglês virou atributo ESSENCIAL para a conquista da maioria das vagas de nível universitário, saber falar Inglês é um grande diferencial em seu currículo.

HÁ CINCO ANOS EM ITABUNA, a escola de Inglês INTERCHANGE vem fazendo sucesso com sua inovadora proposta de expansão da língua inglesa na região. é uma excelente oportunidade para estudar inglês, pois as escolas de idiomas praticam preços elevadíssimo. A  Interchange utiliza livros da Cambridge University com metodologia voltada para o domínio com fluência da língua inglesa e tem como objetivo oferecer um curso de alta qualidade,para adultos e crianças, com uma mensalidade acessível.
ATENÇÃO: Faça a sua matrícula agora e garanta a mensalidade no  valor de R$ 50,00 pelo preíodo de dois anos. NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE! TEMOS VAGAS LIMITADA. A Interchange fica localizada na avenida cinqüentenário 577,2º andar, próximo a Ricardo Eletro no centro de Itabuna.

Whatsapp (73)98885-2715/98822-4443

Governo paga Prêmio por Desempenho Policial no dia 13 a servidores da Segurança Pública



O Governo do Estado fará, no próximo dia 13, o pagamento do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) a, aproximadamente, 15 mil servidores da Segurança Pública, contemplando integrantes das polícias Militar, Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os servidores receberão os valores em folha especial.

O impacto ao cofre estadual será de R$ 13 milhões. Ao todo, receberão o PDP 14.829 mil servidores que conseguiram reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), no primeiro semestre de 2017, comparado com o semestre anterior, nas suas respectivas regiões de atuação.

A lista com todas as unidades policiais que receberão o prêmio foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 12. Na PM, serão contemplados 12.246 servidores, entre oficiais e praças; na Polícia Civil, somados delegados, escrivães e investigadores, 2.539 receberão o PDP; enquanto no DPT serão 44 peritos.

O primeiro pagamento ocorreu ano de 2014, quando o prêmio ainda era anual. No ano passado, por determinação do governador Rui Costa, foi ampliado para duas vezes ao ano.

Após mulher de preso ser achada com fuzil, polícia faz revista em presídio e apreende drogas


A Polícia Militar realizou nesta quarta-feira (8) uma operação de revista no Conjunto Penal de Feira de Santana e localizou 25 celulares, 60 microchips, 13 facas artesanais, além de 272 papelotes de maconha.

A ação ocorreu após um dos presos da unidade ligar de dentro presídio para negociar a soltura da companheira, que havia sido presa com armas. A mulher foi flagrada em um mercadinho da cidade, na terça-feira (7), com rifle, fuzil, pistola, revólver, munições e drogas pela Polícia Militar.

O preso foi identificado como Genivaldo Reis dos Santos. A ação no Conjunto Penal contou com policiais da Companhia Independe de Policiamento Especializado (Cipe/ Litoral Norte), da Companhia Independente de Polícia de Guarda e agentes prisionais.

A Polícia Civil agora investiga qual a participação de Genivaldo Reis dos Santos na compra e armazenamento dessas armas e munições.

Prisão da mulher

A mulher de Genivaldo, Josete de Oliveira Santos, de 44 anos, foi presa na última terça-feira (7), com as armas. Durante a prisão, o próprio presidiário ligou para um dos smartphones apreendidos e tentou negociar, sem sucesso, a soltura da companheira. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Josete administra o mercadinho onde foi presa e onde foi localizado o material apreendido. Não foi detalhado pela SSP-BA como o homem fez a ligação de dentro do presídio.

Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Feira de Santana. A Polícia Civil investiga qual a participação de Mó na compra e armazenamento dessas armas e munições.

Ficc não tem previsão de pagamento de salários em atraso


Nesta semana foi realizada uma reunião entre os oficineiros e funcionários da Casa das artes com o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Daniel Leão. A pauta foi a previsão do pagamento dos salários que está completando dois meses de atraso.

A resposta foi que não tem previsão nenhuma. Um dos oficineiros relatou a situação que ele está passando com sua esposa doente, e que o dinheiro da Ficc é a sua única renda, e que está com contas atrasadas, e está recebendo ajuda de amigos. “A pergunta que fazemos é: Onde está nosso dinheiro? ou melhor, O que fizeram com nosso dinheiro?”. 

Vale lembrar que a gestão de Daniel Leão na Ficc está sendo considerada um “fiasco”, e uma das piores na história da fundação. Prova disso é que na primeira vez na cidade que uma rodada do Interbairros foi suspensa por falta de pagamento da Ficc aos árbitros. Uma fonte do gabinete do prefeito Fernando Gomes, sem partido, informou ao blog que a situação de Daniel Leão é delicada, o alcaide já estuda a possibilidade de realizar uma mudança no órgão.

Canavieiras: Reintegração de posse gera tensão e desconfianças;‘’Tivemos nossas vidas destruídas,amargamos prejuízos’’,diz moradora



Policiais Militares da 71ª CIPM-Companhia Independente da Policia Militar,com apoio da CIPRv-Cia Independente de Polícia Rodoviária, cumpriram na manhã desta quarta-feira(08),o mandado de reintegração de posse das fazendas Guará e Cristo Rei,localizadas às margens da BA-001, no povoado de Oiticica, município de Canavieiras, sul da Bahia.
De acordo com PM,no local existiam 04 casas,14 barracos,e aproximadamente 60 pessoas,(apuramos que também havia uma igreja evangélica).A propriedade foi devidamente reintegrada de forma pacífica pelos agentes da Polícia Militar.
Nossa reportagem conversou ,por telefone, com uma moradora, que não quis ter seu nome revelado, para ela isso foi um absurdo, pois os moradores não foram comunicados previamente e,que as terras pertencem ao Derba - Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia.-Disse ainda que, muitos estavam no trabalho e que ao chegarem viram seus móveis amontoados em um ponto de ônibus.-‘’Tivemos nossas vidas destruídas,amargamos prejuízos’’,desabafou.Para outro morador,o absurdo foi ainda maior,segundo ele,as autoridades negaram o direito a que eles tinham de ver a ordem judicial,fato que poderia diminuir a tensão!.Uma igreja evangélica foi demolida e, algumas pessoas afirmam que ouviram estampidos de tiros. 





SANTA LUZIA BA=A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ENTREGA MAIS UMA RUA AGORA A TRAVESSA 13 DE MAIO PAVIMENTADA .

 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA O PROGRESSO CONTINUA PREFEITO ANTONIO GUILHERME VICE FERNANDO BRITO.