RÁDIO LÍDER SUL FM AO VIVO

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Quinta, 25 de Janeiro de 2018 - 22:00 Agentes acham três macacos mortos em Salvador; já são 28 desde o início de 2017


     



























































































































                  Agentes acham três macacos mortos em Salvador; já são 28 desde o início de 2017
Foto: Reprodução / Midiamaxx
Três macacos mortos foram recolhidos nesta quinta-feira (25) por agentes da Guarda Civil Municipal nos bairros Castelo Branco e Ondina. Desde o início de janeiro foram encontrados 28 macacos mortos ou feridos em Salvador. No ano anterior, a GCM só encontrou quatro animais nesta circunstância. Os animais foram levados para realizar exames e constatar a causa da morte no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Muniz (Lacen). Há suspeita de que a população esteja matando os animais por achar que macacos transmitem febre amarela, o que não é verdade. De acordo com o supervisor de operações do GCM, Robson Pires, ferir ou matar os macacos culmina em um novo problema e a pessoa pode responder por maus tratos a animais. "Quando esses animais morrem, é gerado um novo problema e aumenta a nossa preocupação, principalmente por deixarmos de ter esses sentinelas”, afirmou o supervisor. A pessoa que ferir o macaco pode ser enquadrada ainda no artigo 29 da Lei 9605/98, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa para o envolvido. Caso um macaco morto ou ferido seja identificado, a recomendação é não tocar nele e ligar para Guarda no telefone (71) 3202-5312. “Esses animais podem estar acometidos por doenças como febre amarela ou raiva, por exemplo. Por isso, a população não deve tentar pegá-los, seja para alimentar, cuidar ou dar água, no caso dos doentes, e não deve entrar em contato com o animal, de jeito nenhum”, disse. Os animais encontrados ainda vivos, mas debilitados, são soltos na natureza, após a realização de exames durante o período da quarentena, atestando boa saúde. A vacinação contra febre amarela ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas 126 salas de vacina da rede municipal. Uma campanha emergencial de vacinação foi lançada pelo Ministério da Saúde. Em Salvador, a estratégia se iniciará após o Carnaval, entre 19 de fevereiro e 9 de março.

Sexta, 26 de Janeiro de 2018 - 07:20 Dúvida sobre Lula gera cenário favorável a ACM Neto e preocupações para Rui











































































































































































































































































Dúvida sobre Lula gera cenário favorável a ACM Neto e preocupações para Rui
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Passado o “alvoroço” em torno da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), afirmou que o desfecho do julgamento não impactaria no pleito de 2018. Até os fios de cabelo dele sabem que não é o caso. Sim, a simples dúvida sobre as condições de elegibilidade do ex-presidente, baseada na Lei da Ficha Limpa, já é suficiente para que a condenação crie reflexos nas eleições baianas do próximo mês de outubro. E ACM Neto é, talvez, o maior beneficiário da terra do Axé com o eventual impedimento de Lula. Tal condição vai desde a formação de alianças políticas, a exemplo do PR e do PP, que podem mudar de lado a partir das negociações no plano federal, até a ausência de um importante cabo eleitoral para Rui Costa (PT), na tentativa de reeleição do governador. O prefeito de Salvador, que ainda não é candidato, pode assistir a uma debandada de aliados de Rui como efeito dominó da saída de Lula das urnas nas eleições. Isso sem levar em consideração a possível – mas improvável – prisão do ex-presidente antes de outubro. Por enquanto, o PP começa a flertar com Rodrigo Maia (DEM) como potencial candidato à presidência da República e o PR, como não é novidade, é adesista àquele projeto que melhor permitir o fisiologismo típico dos partidos de centro no Brasil. Caso Rui perca qualquer uma das duas siglas, o governador continua forte politicamente, porém mais desgastado pelo esforço para evitar a saída dessas legendas da base aliada. Como esse período é repleto de “ses”, a possibilidade de Rodrigo Maia conseguir angariar o apoio do PP no plano federal seria um importante catalizador em torno de ACM Neto, pois criaria um palanque – ainda que frágil – para o prefeito subir na Bahia. Seria um cenário bom para o gestor soteropolitano. Por isso o prefeito foi comedido ao comentar a condenação de Lula. Não precisava trazer para si uma “celebração” dos bons ventos que o impedimento de Lula podem trazer para a virtual candidatura dele ao governo. Já Rui, que tratou o julgamento de quarta-feira (24) como um “golpe contra a democracia”, ganhou razões a mais para se preocupar com a campanha eleitoral de 2018, especialmente se as urnas não tiverem mais Lula nelas. Este texto é parte do comentário desta sexta-feira (26) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Excelsior, Irecê Líder FM e Clube FM.

Artefato de bomba é encontrado na Esplanada dos Ministérios em Brasília







































































































Forças de segurança do Distrito Federal foram acionados na manhã desta quarta-feira (25), após uma suspeita de que teria uma bomba na Esplanada dos Ministérios, em Brasilia. O suposto artefato estaria na área externa do Conjunto Cultural da República. O esquadrão antibombas da Polícia Militar foi acionado e o trafego de veículos na região foi interditado por duas horas. 

Segundo a polícia, os dez cilindros interligados por fios aparentam ser peças de capacitores de energia. Embora não oferecessem perigo, por segurança, o material foi detonado pelo esquadrão antibombas.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018 Acusado de participação em chacina é morto no presídio de Eunápolis




















































































Acusado de participação em uma chacina, o detento Makis Jesus Santos, 19 anos, foi morto por outros presos, durante o intervalo do banho de sol, no presídio de Eunápolis, na tarde desta quinta-feira (25). 

Conforme informou a polícia ao site Radar 64, depois de ser retirado do pátio e levado para uma cela, ele foi violentamente espancado. Logo em seguida, quatro presidiários, com os rostos encobertos com camisetas, jogaram o corpo em uma das entradas do pavilhão inferior. 

As informações dão conta que Makis foi agredido com armas artesanais, uma delas feita com uma camisa recheada com pedras de sabonete, que os internos costumam chamar de “marreta de Thor". Também foi utilizado um pedaço de ferro pontiagudo, conhecido como chuço. 

O corpo de Makis foi encaminhado para ser autopsiado no Instituto Médico Legal de Eunápolis. Um inquérito vai ser aberto para apurar o crime. A direção do presídio também vai colaborar com as investigações. 

Makis, que era natural do município de Itapebi e também era acusado de tráfico de droga, foi preso poucos dias após a chacina que resultou na morte de oito pessoas que participavam de uma festa em uma casa no bairro Porto Alegre II, na cidade de Porto Seguro. *Informações do Radar 64

TSE divulga a lista dos 17 municípios com marca de 80% de biometrizados









          



                    

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou em nota que 17 municípios da Bahia superaram a marca de 80% de eleitores biometrizados e estão cada vez mais próximos de concluir o recadastramento biométrico de seus eleitores. De acordo com o TSE, a cidade com o maior percentual é Candiba (91,07%), seguida por Ipecaetá (87,26%), Lafaiete Coutinho (86,35%), Manoel Vitorino (85,21%) e São Gabriel (83,73%). 

O TSE afirmou ainda que os outros municípios que superaram a marca dos 80% de eleitores biometrizados foram Guanambi (83,37%), Seabra (83,33%), Brumado (82,79%), Sapeaçu (82,68%), Presidente Dutra (82,21%), Novo Horizonte (82,10%), Cruz das Almas (81,58%), Pintadas (81,49%), Santo Estevão (81,41%), Apuarema (81,40%), Umburamas (81,07%) e Banzaê (80,79%).

SANTA LUZIA BA=A PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ENTREGA MAIS UMA RUA AGORA A TRAVESSA 13 DE MAIO PAVIMENTADA .

 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA O PROGRESSO CONTINUA PREFEITO ANTONIO GUILHERME VICE FERNANDO BRITO.